18 maio Como os 3 tipos de manutenções podem influenciar em seu condomínio?
Apesar de um condomínio possuir equipamentos de alta qualidade que podem entregar um bom desenvolvimento. Não os impedem de passar por imprevistos ou até mesmo precaver para que eles não venham ocorrer.
Quando falamos de um condomínio que possui serviços de terceirização interligados com facilities, podemos observar como um pacote podem abranger diferentes tipos de serviços que trazem a qualidade para o morador assim como eles merecem – entre eles temos: jardinagem, limpeza, controle de acesso, manobrista, manutenção, monitoramento e entres serviços incríveis que merecem serem explorados.
Se focarmos em um serviço só: a manutenção, podemos notar que uma parte considerável do público que contrata esse serviço, apenas deduz que esse pacote servirá apenas para literalmente uma manutenção em algumas circunstâncias. Porém, não! Existem três tipos de manutenções e elas são compostas por:
Manutenção preventiva
Como o próprio nome já se pronunciou, a função dessa manutenção é precaver todas as circunstâncias, ou seja, através de controle de monitoramento e reduzir/impedir falhas em todos os equipamentos e máquinas.
Uma das maiores vantagens da manutenção preventiva é como ela proporciona tanta segurança e conforto em fatores como: evitar custos desnecessários, revisão completa, evitamento de substituições e proteção.
Sem dúvidas, podemos definir essa manutenção como: segurança. Pelo seu atentamente e impedindo de circunstâncias em riscos.
Manutenção corretiva
Ao contrário do que alguns podem pensar, a manutenção preventiva e corretiva são diferentes! Isso porque enquanto a preventiva tem o intuito de evitar que problemas venha ocorrer, a corretiva é algo para necessidades mais urgentes.
Essa manutenção tem o intuito de corrigir problemas que estão ocorrendo e garantir que eles voltem ao seu funcionamento adequado. Isso pode incluir ajustamento, substituição de itens, desmontagem e entre outros.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva contém o intuito de encontrar a raiz de um problema antes que ele venha trazer dores de cabeça futuras, ou seja, antes de se tornar um problema potencializado, mostrando apenas os sintomas dos problemas, o mesmo é resolvido. Isso é possível pelo modo de aplicação e pelo monitoramento constante.
Além disso, uma das técnicas mais utilizadas na manutenção preditiva são:
- Ultrassom;
- Inspeção visual;
- Análise de vibração;
- Técnicas de análise não construtivas;
É relevante lembrar que esse não são os únicos modos usados, podem existir outros meios utilizados para manter a sua segurança.
Conclusão:
Agora que você chegou até aqui, já deve ter imaginado qual manutenção em sua opinião é a melhor e qual delas se encaixa melhor em seu condomínio. Porém, em um consenso que todos podemos chegar é quanto a manutenção é de grande importância.
Se você tem o desejo de sentir segurança e conforto, a manutenção é a opção mais viável. Pois, por um problema mais curto que seja, deve ser monitorado e solucionado para que o bem-estar de todos os moradores seja alcançado.
A Amixxam assume esse compromisso com seus mais de 20 anos de experiência em terceirização e com especialista em Facilities e Gestão de Prestação de Serviços. Não perca tempo e invista em seu bem-estar!
No Comments